quinta-feira, 8 de março de 2012

Uma semana saudável... será?!


Pois é... já há algum tempo que andava a pensar que o planeamento de ementas semanais podia ter mais utilidades do que aquelas que eu aproveitava... Por isso mesmo, no planeamento das ementas para esta semana procurei que a antecedência com que decido os jantares cá de casa pudesse fazer com que comêssemos de forma mais saudável.

E estava a tudo a correr bem... lembram-se do salmão com legumes na 2ª feira?! E na 3ª feira continuamos o percurso saudável com a perca em papelotes e quiche de legumes (receita a baixo)... O que estragou tudo foi a 4ª feira, os kebabs pediram (em vez das beringelas saudáveis e mesmo boas) umas batatinhas fritas :s Mas a verdade é que o pessoal adorou... desde as batatas (talvez porque é mesmo raro fazermos cá em casa), o pão pita, o recheio e principalmente o molho de alho... tudo feito em casa. Foi a primeira vez que fiz mas quero repetir muito em breve :p (pena não haverem fotos para documentar o momento e deixar o estímulo :D ).

Perca em papelotes com Quiche de legumes

Para ser bem saudável não quis usar massa folhada como base para a quiche... portanto usei uma receita que tinha selecionado numa pesquisa que fiz já há alguns dias na net (por isso não sei dizer de onde exactamente :s):

Base da Quiche:


150g farinha de trigo
3 c. (sopa) de flocos de aveia
3 c. (sopa) de azeite
1/2 copo de água

Juntei os 3 primeiros ingredientes e, por fim, a água. Mexi até formar uma bola sem pegar à mão (a minha precisou de um pouquito mais de farinha). Estendi a massa e forrei a forma de tarte.

Recheio da Quiche:



legumes a gosto (eu usei abóbora, couve-flor, alho francês, cenoura e repolho)
3 ovos
1 iogurte natural (eu usei com aroma e nem se notou)

Coloquei a abóbora e a cenoura num tacho com azeite. Quando a abóbora já estava molinha esmaguei-a. Juntei o resto dos legumes e um pouquinho de água. Temperei bem com sal, pimenta, cominhos e pimentão doce e deixei cozinhar.
Deitei o estufado na massa. Entretanto bati os ovos com o iogurte e cobri a quiche.

Forno a 180º por 30 min


Perca em Papelotes:


Cortei alguns quadrados de papel de alumínio. Coloquei em cada um uma posta de perca temperada com sal e alho. Reguei depois com um fio de azeite. Acrescentei umas tiras de cenoura e couve-flor previamente estufada. Polvilhei com pimentão doce e fechei os alumínios.

Forno a 180º por 30 min (ao mesmo tempo que a quiche)


No final ficou assim:



... saudável e muito saboroso :)



Têm assim receitas que mesmo sendo saudáveis conquistem as bocas lá de casa?

beijinho e bons cozinhados

Sem comentários:

Enviar um comentário